Você provavelmente já se deparou com essas três letras. Mas afinal, o que elas representam?
A sigla ESG vem do termo em inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, Ambiental, Social e Governança.
No âmbito empresarial, um investimento ou empresa que adota os princípios ESG é aquele que implementa estratégias de sustentabilidade. Isso significa que planejam ações alinhadas com os temas ambientais, sociais e de governança, como critério para avaliar suas práticas e resultados.
Esses critérios vão além das métricas econômico-financeiras tradicionais e permitem uma avaliação abrangente das empresas. O conceito ESG pode ser aplicado a empresas de diferentes tamanhos e setores.
Cada letra representa um significado e um propósito no contexto da sustentabilidade:
A letra E (Enviroment) refere-se às práticas em relação ao meio ambiente, o que compreende temas como aquecimento global e emissão de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos de uma determinada atividade, escassez de água, entre outros.
A letra S (Social) diz respeito à relação de uma organização com as pessoas, ou seja, funcionários, fornecedores, clientes, acionistas e comunidade. O conceito engloba, por exemplo, diversidade da equipe, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, foco na satisfação dos clientes e dos acionistas, transparência, relacionamento com a comunidade, etc.
A letra G (Governance), que completa a sigla, refere-se à administração de uma empresa. Por exemplo: composição do conselho administrativo, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, remuneração dos executivos, relação com órgãos do governo e com políticos, existência de um canal de denúncias aberto aos públicos internos e externos com os quais a organização se relaciona.