O “Certificado Internacional de Energia Renovável”, ou “I-REC”, serve para comprovar que a energia elétrica consumida é proveniente de uma fonte de energia renovável, assinalando o compromisso do consumidor em diminuir o impacto ambiental, propiciado por fontes não renováveis de energia. Para além de atestar que a energia é renovável, o certificado simboliza o engajamento com a diminuição de gases nocivos e do impacto gerado pelo consumo de energia, chamados de emissões de Escopo 2.
Toda a energia elétrica gerada no Brasil é injetada no Sistema Interligado Nacional (SIN), ao passo que, os certificados são garantidos através de uma base de consumo de energia, imprescindíveis para comprovação que a parcela utilizada pela empresa é de origem renovável.
Esses certificados são conhecidos como REC’s e fazem parte do processo de transição ou definição dos tipos de fontes consumidas pelas empresas.
A matriz elétrica brasileira é composta por diversas fontes de energia, sendo a sua principal, a energia proveniente de usinas hidrelétricas. Porém, a cada ano, temos um crescimento de outras fontes de energia renováveis, em especial, a eólica e a solar.
A seguir, explicamos um pouco mais sobre o que é o certificado I-REC e como obtê-lo para a sua empresa.
Há duas formas de garantir que sua empresa esteja utilizando energia renovável no Brasil. Algumas empresas investem em uma usina própria para gerar energia limpa, outras preferem adquirir energia de usinas de geração a partir de fontes renováveis através do Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como Mercado Livre de Energia. Contudo, independentemente de serem empresas que produzem ou compram energia limpa, todas elas integram o Sistema Interligado Nacional (SIN), onde ocorre todo o suprimento de energia elétrica no Brasil, não importando a origem do que foi gerado.
Através do “International REC Standard” (ou “I-REC”), nome dado ao sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia, as empresas podem comprovar se sua energia gerada e/ou consumida é de origem renovável. Isso acontece através de comprovantes conhecidos como “RECs”, atribuídos a uma empresa por cada 1 MWh de eletricidade consumida – seja ela gerada ou comprada –, ratificando o incentivo ou a devida utilização destas fontes pelas empresas que o obtêm.